terça-feira, 17 de maio de 2011

Ferramentas Interativas



Minha primeira experiência com a ferramenta interativa foi em 2006, quando criei meu orkut, para facilitar o contato com meus amigos, deixar algum recadinho urgente e apresentar para meus amigos e familiares distantes um pouquinho dos momentos especiais da minha vida, através das fotos. Até hoje o utilizo frequentemente.
No ano passado (2010), participei de um curso oferecido pelo NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) chamado ATAC ( Ambientes Tecnológicos de Aprendizagem Colaborativa), ministrado para professores da rede estadual, foi onde criei meu primeiro blog, mas como tenho mais acesso ao orkut, não dei continuidade em me aperfeiçoar na construção do mesmo, sei que são duas áreas diferentes de informação. Agora com toda essa formação que estou recebendo com a capacitação do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) estou super animada em utilizá-lo, apesar de fazer muitas visitas em blogs, pois acredito que é uma ferramenta muito dinâmica e necessária nos dias de hoje, agrega muito recurso e facilita a interação de informação, atividade e experiência.
Um dos últimos recursos interativos que criei e tenho utilizado muito, em razão dos planejamentos quinzenais é a wikispaces, tem sido uma ferramenta prática e de fácil exploração.
Tenho utilizado a internet em minhas aulas para desenvolver atividades educativas, que promova uma aprendizagem interessante e significativa, acessando diversos sites, principalmente agora com o uso do laptop. Acredito que esse novo projeto venha para somar o rendimento e envolvimento dos alunos com a aprendizagem.